Baú da Fé 30 – Festa da Cátedra de São Pedro

Celebramos hoje, em todo orbe católico, a Festa da Cátedra de São Pedro. Este dia nos invita a mergulhar no mistério pastoril que decorre da função do Papa: Vigário de Cristo na Terra, é ele o Sumo Pastor que conduz o seu rebanho – instruindo, corrigindo, alimentando-o de esperança à luz das Sagradas Escrituras. Hoje é a festa do Bispo de Roma, da sua Cátedra, local de onde se precipita a Verdade e, ao jorrar por toda a Igreja Universal, faz florescer a semente da Fé.

Define-se Cátedra, de suave maneira, como a cadeira onde se assenta aquele que ensina. É símbolo do magistério episcopal, pois o Bispo, como verdadeiro pastor, serve, ensina, santifica e governa o seu rebanho da Cátedra. De lá que ele dispensa os mistérios de Deus e garante a unidade de sua Igreja, dá testemunho do Evangelho pela pregação e administra a justiça e o Espírito.[1] O Bispo tem sua Cátedra localizada na sua Igreja Catedral e de lá preside todas as principais celebrações, juntamente com o seu clero e povo.[2]

O Papa, sendo, originalmente, o bispo titular da diocese de Roma, tem sua Catedral na Basílica de São João do Latrão.[3]. No entanto, a sua cátedra, ornada de todo o significado do ministério petrino, encontra-se na Basílica de São Pedro, centro da cristandade. Celebrar a Cátedra de São Pedro é celebrar a primazia papal sobre todos nós, membros do Corpo de Cristo, uma vez do poder recebido pelo apóstolo de apascentar o rebanho do Salvador.

É importante ressaltar que a autoridade conferida ao Papa se fundamenta na própria Sagrada Escritura. Vejamos: Jesus pergunta aos apóstolos: “E vós, quem dizei que eu sou?” São Pedro, em nome dos doze, afirma: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está nos céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus[4].

De fato, Jesus é o fundador e o fundamento da Santa Igreja; D’Ele provem todo poder e autoridade. Ele envia sobre Pedro o seu Espírito e continua a enviar sobre todos aqueles homens escolhidos para substitui-lo. Esse carisma bebe da realidade da própria Igreja porque a Igreja é infalível, uma vez que a alma da Igreja é o Espírito Santo, Espírito da verdade.

Enfim, em matéria de fé e de moral a Igreja é infalível e o Papa portando esse carisma da infalibilidade ensina a verdade fundamentada na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição e a serviço como Pastor e Mestre.

Ao venerarmos e reconhecermos o valor da Cátedra de São Pedro, nós temos que olhar para esses fundamentos todos. Não é autoritarismo, é autoridade que vem do Alto. O Papa está a serviço da Verdade, por isso é referência no mundo onde o relativismo está crescendo tanto, que muitos não sabem mais onde a podem encontrar.

[1] Cf. Lumem Gentium, n.20

[2] A Igreja Catedral é a mais importante da Igreja Particular (a porção do povo de Deus em um território), justamente por ser a guardiã da Cátedra. Desta forma, devem as celebrações mais importantes acontecer na Catedral, dado a mística que a cerca. Na nossa Igreja de Olinda e Recife, é a Igreja do Alto da Sé, dedicada a Nosso Senhor Jesus Cristo, Santíssimo Salvador do Mundo, que possui essa primazia.

[3] A Catedral de Roma é a Arquibasílica do Latrão, uma das 4 Basílicas Papais. Possui este nome pois se localiza na região do Latrão na Cidade Eterna e é na verdade um grande complexo arquitetônico. É dedicada também a Cristo Santíssimo Salvador e aos santos João Batista e João Evangelista.

[4] Cf. Mt 16, 15-19

Uma consideração sobre “Baú da Fé 30 – Festa da Cátedra de São Pedro”

Deixe um comentário