Especial Quaresma 03 – 10 passos para viver uma boa Quaresma

A quaresma é tempo da manifestação de Deus, tempo de oportuna conversão, sendo um verdadeiro Kairós em nossas vidas. É, portanto, momento de olhar para tudo o temos vivido e como temos vivido, no intuito de fugir do pecado e nos aproximarmos de Deus. Por isso, nós queremos indicar 10 passos para você vivenciar uma santa Quaresma, bem preparando o terreno do seu coração para a ressurreição de Nosso Senhor. Vejamos:

1. Mudança de atitude e de vida:

Relacionamentos. Fonte: http://gustavosimoes.com.br/saiba-como-ter-um-relacionamento-saudavel-com-a-familia-e-amigos/

Tome tempo para refletir sobre os seus relacionamentos – em casa, na escola, no trabalho – eles têm me levado a Deus? E eu os tenho aproximado da verdade?

2. Tempo de perdão:

Confissão. Fonte: http://fidespress.com/papa/aumentam-confissoes-reino-unido-gracas-ao-papa-francisco-e-bento-xvi/

Por meio da quaresma o Senhor toma a iniciativa de nos mostrar compaixão. A igreja nos auxilia a viver este tempo propício para a nossa conversão, através das confissões (você deve se confessar ao menos uma vez nestes dias) e das celebrações penitenciais. Contudo, chama-nos, igualmente, a perdoarmos os nossos irmãos de suas faltas. Procure a reconciliação com aqueles que o ofenderam e aqueles a quem você ofendeu.

3. Silêncio:

Silêncio. Fonte: http://blogs.odiario.com/padredivanpedro/2016/05/28/rezando-com-as-criancas/

Neste tempo, devemos criar um clima de interioridade, valorizando o que nos leva a uma maior reflexão. Deve ser evitado escutar músicas em volume muito elevado em casa.

4. Oração:

Oração. Fonte: https://virgemimaculada.wordpress.com/2013/09/28/como-rezar-o-santo-teco/

Separe um momento do dia para se encontrar com Deus. Devemos, na quaresma, intensificar o nosso tempo de oração. Faça um pequeno altar, coloque um crucifixo, uma vela e uma bíblia, para que seja convidativo à oração. Se você já reza um terço por dia, reze dois. Aumente o seu tempo para a escuta da palavra. Escolha um livro das sagradas escrituras para ler por inteiro.

5. Obras de misericórdia:

Obra de misericórdia. http://paroquiasaoconradorj.blogspot.com.br/2016/02/obras-de-misericordia-corporais.html

Somos convidados a contemplar a compaixão de Cristo através das obras de misericórdia, por exemplo, visitar um doente, visitar um asilo e ajudar os mais necessitados.

6. Via-Sacra:

Via Sacra. Fonte: http://alvirdimus.deviantart.com/art/Via-Crucis-311446517

Se for possível nas sextas-feiras medite as estações da Via-Sacra, pois isto ajudará a melhor experimentar os mistérios da Paixão do Senhor.

7. Missa:

Missa. Fonte: http://www.ibtimes.co.uk/lent-2016-how-why-do-people-celebrate-ash-wednesday-1542846

Ir mais vezes a missa durante a semana, para que possamos estar unidos a Palavra de Deus. Se possível, comungue todos os dias.

8. Jejum e penitência:

Jejum. Fonte: http://www.imprensafalsa.com/portugueses-nao-estao-preocupados-com-maleficios-da-carne-pois-os-politicos-vao-deixa-los-a-pao-e-agua/

Os sacrifícios, abstinências e jejuns vão nos fazendo mudar nosso jeito humano e egocêntrico de pensar: escolha um dia da semana para fazer jejum durante este tempo. Escolha, também, algo para retirar da sua dieta alimentar durante toda a quaresma – algo que você goste!

9. Leitura Espiritual:

Leitura. Fonte: http://blog.ciadoslivros.com.br/

Escolha um livro para ler durante esta quaresma. Algumas sugestões: Relatos de um peregrino russo (Jean Gauvain), O leão que ruge ao longo do caminho (Frei Elias Vella), Mostra-me teu rosto (Inacio Larrañaga), O Silêncio de Maria (Inacio Larrañaga), Oração como encontro (Anselm Grün), Caminho de perfeição (Teresa D’Ávila), Aprender a rezar para aprender a amar (Jacques Philippe).

10. Vencer um vício:

Vício. Fonte: http://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2014/03/

Escolha um vício seu para vencer nesta quaresma. Entre os vícios, estão os capitais (preguiça, avareza, luxúria, gula, ira, inveja e soberba) que merecem atenção e devem ser combatidos.

2 comentários em “Especial Quaresma 03 – 10 passos para viver uma boa Quaresma”

Deixe um comentário