Especial Quaresma 20 – Vivendo a Quaresma com São Francisco de Sales

O santo que dá seu nome a congregação fundada por Dom Bosco[1], São Francisco de Sales, foi um dos santos mais importantes do período conhecido como Reforma Protestante, tendo nascido no século XVI. Foi um jovem piedoso desde a infância, tendo buscado uma vida de oração e intimidade com Deus; mas também, um homem de temperamento forte que se transformou em dócil, após abrir-se a Graça. São Francisco de Sales deixou-nos uma lição muito salutar de ser vivida neste Tempo Quaresmal que ainda celebramos e que deve ser levada para toda a nossa vida: a da escuta da Palavra de Deus; das homilias e ensinamentos dos pregadores; e da leitura espiritual.

‘’Passemos esta quaresma como se fosse a última e tiraremos um bom proveito. Assistam aos sermões. Palavras santas, pois, são pérolas que a misericórdia divina nos proporciona”.[2] Com estas palavras nosso santo exortava o seus a se entregarem por completo neste tempo como se o ultimo de suas vidas fosse. Essa entrega proporcionaria uma melhor vivencia e aprofundamento do enorme tesouro espiritual de nossa Igreja, que nos é seguro auxilio na busca pela mudança de vida e transformação de nosso coração; não só para a Pascoa anual, mas também, para a Páscoa Eterna.

Para Francisco “a Quaresma é o outono da vida espiritual, durante o qual colhemos os frutos para todo o ano”. Ele exortava: “enriqueçam-se com esses tesouros preciosos que ninguém lhes pode roubar nem fazer com que estraguem”.[3] Podemos acrescentar: frutos que colhemos para toda a vida.

Uma das formas de aproveitarmos ao máximo a Quaresma é através da leitura espiritual, deixada a nós pelos santos em seus escritos, obras, biografias: são um verdadeiro tesouro que enriquece nossa alma à Deus ao empobrece-la para nós mesmos. Ela nos ajuda a olharmos as situações por um novo aspecto, fazendo com que identifiquemos aquelas práticas que precisamos mudar ou situações que devemos abandonar; e que, muitas vezes, por nós mesmos, não conseguiríamos. A leitura espiritual em comunhão com a Palavra de Deus é um verdadeiro tônico para a alma.

A leitura espiritual nos é talvez tão útil na tendência à perfeição como a oração, porque ela nos conduz tanto à oração como à virtude, diz São Bernardo.[4] A meditação e a leitura espiritual, diz o mesmo Santo, são excelentes meios para se vencer o demônio e conquistar o Céu. Não podemos ter sempre nosso diretor espiritual junto de nós para pedir-lhe conselho em todas as nossas ações e, especialmente, em nossas dúvidas; a leitura espiritual, porém, supre o seu lugar, dando-nos as luzes de que necessitamos e os meios de evitar os enganos do demônio e do amor próprio, e de viver segundo a Vontade de Deus. E por isso, segundo afirma Santo Atanásio, não se encontrará um fervoroso servo de Deus que não seja dado à leitura de livros espirituais.

Somos convidados a participarmos com mais constância da Santa Missa, buscando a comunhão diária, e também, a escuta constante e orante da Liturgia da Palavra. Nas palavras do sacerdote, a compreenderemos e poderemos viver na pratica aquilo que a Igreja deseja de nós. Muitos são os subsídios disponíveis através da internet, que contribuem para uma formação exegética e espiritual complementar. Além da Santa Missa, mas no recolhimento de nosso quarto, podemos nos debruçar nos tesouros das homilias atuais e antigas dos Padres da Igreja. O Ofício das Leituras, parte da Liturgia das Horas, nos entrega o grande tesouro da patrística, e de santos de todos os séculos e épocas.

É este período o mais oportuno de tirarmos aquele livro guardado e abrir novamente as sagradas escrituras; de darmos verdadeira atenção ao sermão do Padre na Missa e em tantos lugares que podemos acessar na internet. Mas a grande lição que São Francisco de Sales nos deixou para que todas estas ações sejam verdadeiramente frutuosas é a de entregarmo-nos por inteiro:  “estou acostumado a dizer que não aproveitamos bem a quaresma se não nos empenharmos ao máximo”. Portanto, busquemos nestes últimos dias fazer um exame de consciência e buscar reparar nossas faltas e, com a intercessão de São Francisco de Sales, vivermos ao máximo entregues a Deus este final de Quaresma e de Semana Santa.

[1] Pia Sociedade de São Francisco de Sales.

[2] Cf. Cartas 329; O.C. XIII, p.144).

[3] Cf. Idem.

[4] Cf. De modo bene viv., c. 59.

Uma consideração sobre “Especial Quaresma 20 – Vivendo a Quaresma com São Francisco de Sales”

Deixe um comentário