Baú da Fé 52 – São Camilo, Os Camilianos, e a ajuda caritativa

Não é incomum vermos movimentos, pastorais e/ou de grupos jovens que procuram visitar e até mesmo ajudar a realidade dos mais necessitados entre o povo de Deus: os enfermos. Essa prática foi comum entre muitos santos da Igreja Católica servindo como instrumento de salvação e caridade para com o próximo. Entre esses santos podemos destacar: São Padre Pio de Pietrelcina, São Cipriano e São Camilo de Léllis.

Este último fora um italiano nascido em 1550 na cidade de Léllis, Itália, que por três vezes tentou participar de batalhas ao lado de seu pai, mas foi negado por conta de uma ferida aberta existente em sua perna que custava a cicatrizar. Isso ocorrendo, ficou desmoralizado e desempregado, entregou-se ao jogo e gastou o pouco que lhe restava até que, moribundo e sem ter onde morar e nem o que vestir, a Ordem dos Franciscanos o acolheu. Ele começou a servir no convento, mas foi impossibilitado de iniciar a vida religiosa como noviço capuchinho por conta de sua doença que mais uma vez o acometera.

Camilo foi mandado para o Hospital São Tiago, em Roma, e foi lá que encontrou sua verdadeira vocação, a missão que Deus o tinha designado, cuidar de cada enfermo como se fosse o próprio Cristo. A caridade tornou-se o lema deste santo e Nosso Senhor o inspirou a criar um grupo de homens que, como ele, tinham como objetivo cuidar dos doentes, desde dando-lhe de comer a confortar-lhes espiritualmente. Este grupo ficou conhecido como a companhia dos homens de boa vontade que, em 1591, após a autorização do Santo Padre foram elevados ao grau de Ordem Religiosa que hoje é conhecida como Os Camilianos.

Durante a Idade Média registram-se muitas fundações carismáticas religiosas de grande importância, tendo como objetivo principal a defesa e a cura da vida humana como ‘imagem e semelhança do Criador’. Essas fundações tinham também como grande preocupação salvar as almas. A Ordem fundada por Camillo de Lellis faz parte das fundações humanitárias e de Caridade Evangélica da Idade Média.

Atualmente, os camilianos estão presentes nos 5 continentes e são divididos em províncias para melhor adequar-se às necessidades de cada região. Uma curiosidade acerca do hábito utilizado nessa Ordem é justamente a presença de uma cruz vermelha que simboliza a fraternidade e missão de cuidar dos mais necessitados do povo de Deus.

                                   Oração a São Camilo de Lellis

Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dai aos que cuidam dos doentes dedicação generosa e cheia de amor. Ajudai-me a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus. Vossa proteção conforte os doentes e familiares, e os encoraje na vivência do amor. Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém.
                                    Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
                                    São Camilo, rogai por nós!

Deixe um comentário